Promotor
TMF - Serviços Municipalizados de Faro
Breve Introdução
De Lígia Soares e Henrique Furtado Vieira
A performance intitulada "Godôs", integrada na coleção de performances “Morrer pelos Passarinhos”, explora a temática da espera, inspirando-se na obra "À espera de Godot" de Samuel Beckett.Esta performance consiste em tentar convencer as pessoas que caminham pela rua a irem ao palco de um teatro. No início da apresentação, o público senta-se frente a um palco vazio, pois “falta um ator”. Henrique Furtado Vieira e Lígia Soares, saem à procura de um transeunte no espaço público que esteja disposto a ocupar o palco. Para persuadir essa pessoa, eles utilizam um texto que contém vários argumentos criados para superar as objeções comuns das pessoas que estão envolvidas nas suas vidas urbanas, como falta de tempo, vergonha, medo e confusão sobre o que fazer em cena.Enquanto esta interação acontece na rua, entre os artistas e as pessoas com quem conversam, o público dentro do teatro assiste a esta ação, vendo apenas os rostos dos artistas, que são filmados em tempo real com um telemóvel e partilhado por meio de uma conexão zoom. Quando os transeuntes (godôs) acedem e se dispõem a ir para cena, o público fica e a conhecer a sua cara. O momento de encontro entre o transeunte e o público é absolutamente imprevisível, encerrando a verdadeira riqueza desta proposta.
Ficha Artística
Direção e criação: Lígia Soares e Henrique Furtado Vieira
Direção de Produção: Ana Lobato
Direção Técnica e desenho de luz: Hugo Coelho
Assistência Técnica: Cuca Coelho
Produção: Romance - Associação Cultural
Co-produção: Teatro-Cine Torres Vedras e Teatro Municipal do Porto
Residências de criação/apresentação: Gretua (Aveiro), Festival END (Coimbra), Rua das Gaivotas 6 (Lisboa), A Gráfica (Setúbal)
Apoio à residência: Pólo Cultural das Gaivotas, O Rumo do Fumo, Centro Cultural da Malaposta / Minutos Redondos, LAMA Teatro, OPART e Estúdios Victor Córdon.
Financiado por: República Portuguesa/ Dgartes - Direção Geral das Artes
Preços
5€