Promotor
TMF - Serviços Municipalizados de Faro
Sinopse
DIÁLOGOS MUSICAIS 2024 | NO LARGO DA SÉ
O Largo da Sé, em Faro volta a receber “Diálogos Musicais”. O concerto, dia 14 de agosto às 22h, conta com Júlio Resende e Jorge Palma numa estreia absoluta em dueto.
Júlio Resende é dos pianistas portugueses mais reconhecidos no estrangeiro, tocando para importantes salas de música esgotadas como a Philarmonie de Hamburgo, na Alemanha. Em 2013 lançou Amália por Júlio Resende, um álbum editado pela Valentim de Carvalho onde surgia um dueto impossível, mas real – o tema “Medo” com a voz de Amália Rodrigues, tornando-se o único músico a ter permissão para usar a voz da “Diva do Fado”. As suas técnicas de improvisação são transversais à sua estética abrangendo vários géneros musicais que vão do Jazz ao Fado, à música erudita e eletrónica. É pioneiro de um género musical único denominado “Fado Jazz”. Já com dez álbuns editados, em 2023 lançou “Filhos da Revolução” onde volta a explorar a simbiose entre o Fado e o Jazz, editado pela SONY Music em Portugal e pela prestigiada editora alemã ACT MUSIC.
Jorge Palma é um caso raro em Portugal. Compositor e intérprete admirado pelos colegas, amado pelo público, demasiado célebre para o papel de génio obscuro, demasiado genuíno e rebelde para ser um músico previsível e formatado.
O seu percurso de vida tem-se feito invariavelmente a par da música.
Exímio pianista, começou a aprender este instrumento apenas com seis anos de idade. Durante a adolescência, e a par da formação erudita, interessa-se pelo rock’n’roll – e, de um modo geral, pela música popular americana e inglesa. A sua obra contém canções transversais, incluindo temas como Frágil, Deixa-me rir, Dá-me lume ou Encosta-te a mim, que se tornaram hinos atemporais. Em 2023 lançou um novo (e muito aguardado) álbum, após uma pausa de 12 anos na gravação de originais: VIDA encontra-se atualmente em digressão por todo o País.
O piano de Júlio Resende une-se ao de Jorge Palma, e pretendem dialogar pelas improvisações do jazz, género que aproxima os dois músicos, atravessando as fronteiras das canções de Palma que o público tão bem conhece, estes “Diálogos Musicais” pretendem inspirar e desafiar todos os presentes.
Preços
30€